domingo, 25 de outubro de 2015

Dieta do antienvelhecimento.


 Respeite seu corpo



A maioria das pessoas nasce saudável, mas só as que se cuidam conseguem manter-se assim. Você não vai ter mais saúde apenas porque chupou seis uvas ou pulou sete ondas na virada do ano ou prometeu isso em cima de banquinho. Alimentação saudável e atividade física regular são alguns desses cuidados. Hoje irei falar sobre a dieta do antienvelhecimento.
Uma das teorias aceitas sobre o processo de envelhecimento é a dos famosos radicais livres, substâncias formadas no próprio organismo a partir das reações metabólicas e que prejudicam o desempenho das células, acelerando sua oxidação e seu desgaste. Porém, os radicais também aparecem como resposta ao estresse da vida moderna, ao excesso de atividade física e às agressões do meio ambiente, como poluição, cigarro, exposição demasiada aos raios ultravioleta do sol e contato com pesticidas pulverizados nas lavouras e aditivos alimentares (conservantes, corantes, estabilizantes, acidulantes e toda a parafernália química utilizada pela indústria alimentícia).
FONTES DE JUVENTUDE
Não fumar, malhar sem exageros, dar preferência a alimentos naturais, bem como a frutas e verduras orgânicas (sem pesticidas ou adubos químicos), e utilizar técnicas de relaxamento para combater o estresse são medidas eficientes para reduzir a produção dos radicais livres. Além dessas, veja o que mais o dr. Fernando Almeida recomenda para evitar o envelhecimento precoce:

Consumir diariamente alimentos antioxidantes, ricos em vitamina A (vegetais de cor amarela, leite e derivados na versão light), vitamina E (óleo de sementes, azeitonas, azeite de oliva, óleo de peixe), vitamina C (frutas cítricas, vegetais de folhas escuras) e em minerais como selênio (frutos do mar, grãos, sementes), magnésio (nozes, castanhas, grãos integrais, frutos do mar) e zinco (cereais integrais, castanhas, mariscos, leguminosas).
Aumentar para cinco porções diárias o consumo de alimentos funcionais ricos em fitoquímicos e antioxidantes, como os carotenóides (tomate, cenoura, abóbora, espinafre, acelga, frutas cítricas, melão, pêssego), flavonóides (soja, cenoura, frutas cítricas, pepino, tomate, pimentão, berinjela, cereja, framboesa, salsa), licopenos (tomate, pimentão, melancia, cenoura, mamão) e taninos (maçã, manjericão, manjerona, sálvia, uva, caju, manga).

 Diminuir a ingestão de gordura saturada (de origem animal, como ovos, carnes gordas, leite e laticínios integrais). Prefira sempre as versões light ou desnatadas. Evite também a gordura trans, presente em frituras, margarinas não cremosas, sorvetes, salgadinhos e doces industrializados em geral. Tanto uma quanto a outra, além de estimular a produção de radicais livres, elevam o mau colesterol e podem ocasionar inflamações nas artérias e articulações - o que é uma das causas do aparecimento precoce das doenças crônico degenerativas, entre elas o mal de Alzheimer, o mal de Parkinson e a artrite reumatoide, sem falar nos problemas cardiovasculares. Escolha alimentos ricos em gordura monoinsaturada, em ômega 3 e ômega 6, como nozes, abacate, azeite de oliva (melhor se for extra virgem), peixes de águas profundas e sementes (ou óleo de sementes, como o de linhaça), que são saudáveis e até ajudam a evitar essas doenças.

Vamos a mais uma dica.
CAFÉ DA MANHà
·                                 1 papaia, salpicado com 2 col. (sopa) de cereais matinais sem açúcar e 2 castanhas-dopará picadas 
LANCHE DA MANHÃ
·                                 1 copo (180 ml) de suco de tomate com 1 torrada de pão integral 
ALMOÇO
Salada com acelga, 1/2 cenoura ralada, 1/2 pepino e 1 tomate pequeno, temperada com molho de iogurte e mostarda 
 1 porção (100 g) de bacalhau cozido ou assado, temperado com um fio de azeite de oliva, ervas e pouco sal 
·                                   1 batata média assada com casca 
               1/2 pêra cozida no microondas, salpicada com 1 col. (sopa) de chocolate amargo picado.
LANCHE DA TARDE
·                                  1 copo (180 ml) de suco de uva sem açúcar 
·                                  1 biscoito de fibra 

        JANTAR
·                            1 prato de sopa de cogumelos 
·                 Sanduíche feito com um pão sírio pequeno,
·                 1 fatia de ricota e 1 tomate seco 
·                 1 taça de salada de frutas (maçã, laranja, mamão) sem açúcar 

        CEIA
        1 pote de iogurte natural desnatado.


SIGA ESTE PROGRAMA E ENXUGUE 7 KG EM UM MÊS
         Ana Claudia Correia de Araújo, química e especialista em alimentos do Spa Oásis, de Gravatá (PE), elaborou este cardápio, que tem de 1.200 a 1.300 calorias diárias. Além de eliminar até 7 kg em 30 dias, ajuda a desintoxicar, a reduzir os níveis de radicais livres no organismo, a equilibrar as taxas de insulina e a diminuir o processo inflamatório de artérias e articulações.


Curiosidade

O que são os Fitoquímicos?

São compostos químicos biologicamente ativos, presentes em alguns vegetais e  que apresentam  benefícios à saúde.           Para entendermos  o porquê  da importância de certos alimentos em nossos hábitos alimentares diários, apresentamos as principais classes de fitoquímicos, e após essa leitura  teremos  mais motivos para a inclusão de diversas frutas e vegetais em nossa alimentação diária, nos certificando que realmente a diversidade e o colorido das refeições  diminuem  os riscos de diversas doenças e contribuem para uma vida mais saudável. Principais classes de Fitoquímicos:  Terpenos, Fenóis e Tióis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário