terça-feira, 29 de setembro de 2015

DIETA RICA EM CROMO


1. Ajuda a reduzir o nível de colesterol ruim, o LDL 
2. Reduz variações de humor, principalmente durante a TPM 
3. Alivia sintomas de depressão 
4. Melhora a fadiga 
5. Aumenta a capacidade de o corpo ganhar massa muscular 
6. Auxilia no tratamento do diabete tipo 2 
7. Dá uma força no combate à celulite

Elemento químico
O elemento químico cromo é um metal de transição branco, cristalino com baixa maleabilidade e ductibilidade, possui número atômico 24 e massa atômica relativa 51, 996 u está localizado no grupo VI-B da tabela, seu nome deriva da palavra “Chroma” e traduzida do grego é cor.
O cromo, ainda que seja um mineral essencial ao homem, também pode apresentar toxicidade, o que irá depender da forma como ele é encontrado, ou seja, novamente irá depender de sua forma de oxidação. As formas de oxidadação encontradas são: cromo (0), cromo (III) e cromo (VI). O estado trivalente do cromo é a forma mais estável, mas sob condições de redução.

Cromo na Alimentação
Sabe aquela vontade de comer um brigadeiro a qualquer custo? Ou quando seu corpo parece sentir uma fome incontrolável por guloseimas no meio do dia? E se houvesse uma forma de controlar esse desejo, sem sair da dieta? Um nutriente pode ser um grande aliado nessas horas: o cromo. Quando este mineral está na quantidade certa em nosso organismo, regula a quantidade de açúcar no sangue, evitando os picos de insulina, beneficiando não só quem quer exterminar as gordurinhas, mas também quem têm diabetes ou a síndrome metabólica, que é caracterizada por um grupo de e problemas de saúde como o acúmulo de gordura na cintura e no interior da barriga (visceral), pressão alta, aumento nos níveis de triglicérides, do açúcar no sangue (glicemia), e do mau colesterol (LDL) e ainda a diminuição do bom colesterol (HDL). 
"Quando a insulina este em alta é por que não está realizando adequadamente sua função de metabolizar o açúcar na célula e, quando a célula sente a falta desse açúcar, que é sua fonte de energia, manda um recado de fome, o que te faz comer novamente", explica o nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Médica Brasileira de Nutrologia (ABRAN). O cromo potencializa o efeito da
 insulina, equilibrando os níveis desse hormônio no sangue, evitando os ataques de fome.
O cromo é um fator de regulação do açúcar no sangue e colesterol e é necessário para o metabolismo das gorduras, proteínas e carboidratos. Grande parte das dietas são baixas em cromo. Todavia, poucas pessoas são realmente deficientes em cromo. Aqueles com maior probabilidade de estarem deficientes em cromo incluem mulheres grávidas, idosos e pessoas que executam exercícios extenuantes. A ingestão de grandes quantidades de açúcares simples também pode levar à deficiência de cromo.
Como o processamento de alimentos afeta significativamente o teor de cromo em alimentos, é difícil determinar a ingestão deste mineral. A Food and Nutrition Board, dos Estados Unidos, considera adequada a ingestão de cromo para o sexo masculino de 9 anos acima entre 25 a 35 microgramas por dia, e para o sexo, 21 a 25 microgramas por dia, embora as mulheres grávidas e lactantes precisem de 30 a 45 microgramas de cromo por dia.

Cuidados a ser tomados
O consumo de cromo na dieta é geralmente considerado seguro, mas quantidades excessivas podem causar problemas de estômago, prurido e rubor. Uma ingestão muito alta também pode diminuir a eficácia da insulina e, raramente, resultar em batimento cardíaco rápido e irregular e disfunção hepática.

Principais fontes e quantidades

Como não produzimos o cromo, a alimentação continua sendo uma das melhores 
maneiras de conseguir o mineral. De acordo com o nutrólogo Roberto Navarro, a absorção do nutriente pode ser muito boa em conjunto com uma dieta equilibrada. No entanto, o especialista alerta que com o processo de refinação, os alimentos vão perdendo o cromo. O açúcar mascavo ou a farinha integral têm cromo, no entanto, quando eles passam pelo refino, perdem a maior parte do mineral. A quantidade recomendada de cromo pode chegar a 200 mcg por dia. 

Segundo o livro Modern Nutrition in health and disease, as melhores fontes de cromo nos alimentos são: 

.Levedura de cerveja: 112 mcg cromo 
(1 colher de chá ) 
.Carne vermelha: 57mcg cromo (1 bife médio)
 
.Pão de trigo integral: 42mcg cromo (1 fatia)
 
Trigo integral: 38 mcg cromo (2 colheres de sopa)
 
.Pimenta malagueta: 30 mcg (1 colher de sopa)
 
.Pão de centeio: 30 mcg de cromo (1 fatia)
 
.Ostra: 26 mcg de cromo (1 porção)
 
.Batata: 24 mcg de cromo (1 unidade )
 
.Gérmen de trigo: 23 mcg de cromo (3 colheres de sopa )
 
.Pimenta verde: 19 mcg de cromo (1 unidade)
 
.Maçã: 14 mcg de cromo (1 unidade )
 
.Banana: 10 mcg de cromo (1 unidade)
 
.Cenoura: 9 mcg de cromo (1 unidade) 



SILVA, D.J.; QUEIROZ, A.C. Análises de alimentos: métodos químicos e biológicos. 3.ed. Viçosa, MG: UFV, 2004. 235p

Davies, Stephen, et al. “Age-related decreases in chromium levels in 51,665 hair, sweat, and serum samples from 40,872 patients—implications for the prevention of cardiovascular disease and type II diabetes mellitus.” Metabolism 46.5 (1997): 469-473.


http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/16501-dieta-rica-em-cromo-reduz-fome-e-vontade-de-comer-doces/6



Por: JAMES DEAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário